Torres Auto-Suportadas

As torres auto-suportadas construídas pela Elmafe, atingem os 60m ou mais de altura e apresentam custos favoráveis para os seus clientes. A construção, a escavação, o custo do terreno e a subsequente manutenção conduz a uma solução de investimento equilibrado devido à desnecessária retenção ou mesmo substituição do espiamento.

Mas além da eliminação das espias e, como consequência, a menor ocupação de área do terreno, outra grande vantagem a destacar das torres auto-suportadas metálicas treliçadas encontra-se na elevada rigidez à torção. Esta é considerada uma característica importante aquando da utilização de antenas direcionadas, que impõem uma excentricidade do carregamento devido à ação lateral do vento.

As vantagens definidas para este tipo de serviços definem as torres Auto-Suportadas num dos serviços de referência da Elmafe e num investimento racional e ponderado para os seus clientes.

Torres auto suportadas

Geralmente, as torres auto-suportadas são agrupadas em tipologias distintas:

  • TIPOLOGIA 1: Torre auto-suportada metálica treliçada de base triangular, constituída, de uma forma geral, por perfis metálicos tubulares, sendo as ligações entre os diversos troços realizadas por intermédio de flanges aparafusadas, e as barras diagonais e travessas poderão ser aparafusadas ou soldadas.
  • TIPOLOGIA 2: Monopolo auto-suportado, caracterizado por vários troços de perfis metálicos de secção transversal tubular, ligados entre si por intermédio de flanges aparafusadas.
  • TIPOLOGIA 3: Torre espiada metálica treliçada de base triangular, apresenta secção constante, constituída geralmente, por perfis metálicos de secção tubular.