Para-Raios

Do leque de serviços da Elmafe, destacam-se os para-raios como elementos de segurança fundamentais, utilizados na proteção contra descargas atmosférica, sendo de extrema importância para a proteção Humana e de equipamentos.

Este sistema destina-se a “captar” os raios e a conduzi-los à terra, sem oferecer riscos humanos e evitando danos materiais. O captor do para-raios é constituído por uma “ponta” ou condutor metálico pontiagudo que, pela sua localização elevada, facilita as descargas elétricas atmosféricas.

Dentro da oferta da Elmafe nesta área, destacam-se os seguintes tipos de para-raios:

Para-raios tipo Franklin

O captor consta de uma ou mais hastes metálicas pontiagudas, em geral iridiadas, fixadas a uma base, onde é preso o condutor metálico cuja extremidade é ligada à terra. A instalação deste tipo de proteção com captores comuns é usada em chaminés, torres e onde as áreas não são maiores do que a base do cone de proteção.

Para-raios ionizantes

A necessidade de torres elevadas para colocação de para-raios convencionais Franklin e o inconveniente que isto representa em custo e estéticas levaram à descoberta de um aparelho captor denominado para-raios ionizante, que oferece a vantagem de não exigir torres grandes e de abranger uma área de proteção consideravelmente maior que a dos para-raios Franklin.